A higiene oral deficiente é uma das grandes responsáveis pelas doenças que surgem na boca, mas problemas emocionais, como o estresse e a ansiedade, também podem prejudicar a saúde oral.
A turbulência emocional torna o corpo mais suscetível a inflamações, infecções e doenças gerais. Isso ocorre devido à liberação desregulada de hormônios, como adrenalina, cortisol que podem prejudicar o sistema imunológico e enfraquecer as defesas do organismo.
Mas Como o Estresse e a Ansiedade Impactam a Saúde Bucal?
Veja 6 problemas bucais associadas:
Aftas
Quando o sistema imunológico está enfraquecido devido ao estresse, podem surgir pequenas feridas na boca. As lesões dolorosas são avermelhadas e possuem o centro esbranquiçado. Geralmente aparecem na parte interna das bochechas, nos lábios ou na língua, podem persistir por até duas semanas.
Bruxismo
A tensão diária induzida por estresse e ansiedade é associada ao surgimento do bruxismo, que é o ato de ranger os dentes. Podendo levar ao desgaste, fraturas, além de dores de cabeça, musculatura da face e mandíbula.
Herpes Labial
O vírus causador, HSV-1, permanece latente no corpo, e um dos fatores que reativa o vírus do herpes Labial é o estresse, podendo enfraquecer o sistema imunológico deixando-o susceptível ao surto.
Caries
Quando o estresse e a ansiedade tomam conta, os hábitos diários podem ser afetados. Um exemplo comum é a negligência dos cuidados bucais e o aumento do consumo de alimentos açucarados. Esses fatores favorecem o surgimento de cáries.
Boca seca
O estresse é um dos principais responsáveis pela redução do fluxo salivar (xerostomia), o ressecamento oral pode dificultar a mastigação e ainda promover o surgimento de outras condições como halitose, inflamação nas gengivas e cáries.
Gengivite
O estresse pode alterar o equilíbrio da microbiota oral, promovendo o crescimento de bactérias nocivas que podem causar inflamação na gengiva. O cuidado da higiene neste momento pode ser negligenciado, levando ao acúmulo de placa bacteriana causando a gengivite.
Previna-se dessas doenças, tome todos os cuidados com sua saúde oral, escovando os dentes e utilizando o fio dental diariamente. Adotar uma rotina saudável, com exercícios físicos, uma boa alimentação, dormir bem e, realizar atividades que te deixam feliz, são o caminho certo.
Se perceber alguma dessas alterações, consulte o seu dentista para identificar rapidamente as causas do problema e indicar o tratamento adequado, inclusive um atendimento multidisciplinar.